Imagem capa - Roteiro e músicas do casamento: programe todos os momentos para não perder nada  por Nikollas Campos
NoivoNoivaDicas para o grande diaMomentos

Roteiro e músicas do casamento: programe todos os momentos para não perder nada


A festa de casamento tem vários momentos marcantes que merecem a sua atenção para pensar e repensar cada detalhe.
São muitas as tarefas dos noivos, não só na época que antecede a festa, mas principalmente no dia. Por isso, é preciso planejar e ter super clara qual será a “sequência” a ser seguida por vocês no grande dia.
E tudo isso, claro, seguindo a trilha sonora escolhida por vocês! Vale lembrar que as músicas também devem ter conexão com o estilo, tipo de casamento e também gosto do casal.

Confira alguns desses momentos:

Recepção: 
Após o fim da cerimônia, os convidados se direcionam para a festa. E no início da comemoração, assim que os noivos chegam, há um momento para a recepção em que os convidados vão chegando e se cumprimentando e parabenizando os recém casados. 

É a hora de dar início às comemorações com os amigos e familiares!

Por isso a prioridade é optar por gêneros musicais mais tranquilos para serem executados em volume baixo, permitindo com que as pessoas tenham um momento para conversarem. Mas sempre optem por músicas que vocês gostem. Este contato pode ser tão emocionante quanto a cerimônia em si, arrancando lágrimas de muitos. 

Dança dos noivos: 
Alguns noivos já abriram mão desse momento. Mas mesmo que vocês não saibam dançar muito, é importante o casal abrir a pista com um momento de sintonia e demonstração de afeto. 

Atualmente a tradicional valsa pode ser dispensada, sendo substituída por uma música que represente o estilo do casal, seja ela uma música típica, como um tango, romântica, ensaiadas ou não. O que vale mesmo é esse momento especial do casal. 

Discurso + Brinde + Bolo:
Que tal um breve discurso dos noivos, para agradecer a presença dos convidados e até declarar seu amor novamente? Ou apenas sugerir um brinde?
Caso tenha um bolo de casamento, esse é o momento para o simbólico corte do bolo. É um pequeno ritual que ficará na memória e também pode render muitas fotos bonitas!

Esquenta: 
Após partir o bolo, é hora de comer!
Nesse momento o jantar pode ser servido e todos, inclusive vocês podem aproveitar para desfrutar das delícias que foram cuidadosamente escolhidas. Experimentem tudo o que puderem, inclusive os doces, bolo e as sobremesas também! Comer bem dará energia para dançarem a noite inteira.
Normalmente, com o fim do jantar, quando os convidados já estão mais atentos à  música que está tocando, é o momento em que o DJ ou Banda contratada devem dar início na tentativa de agitar um pouco e animar os convidados.

Abertura da Pista + Balada: 
A sinalização de que a festa realmente começou será feita através da escolha de uma música bem agitada. As luzes normalmente baixam ao mesmo tempo que a pista abre, convidando as pessoas a irem dançar. 

As demais escolhas de músicas que serão tocadas durante a festa devem ser alinhadas previamente com os fornecedores e, normalmente, eles sabem quando tocar o ritmo certo no momento certo, então pode confiar no profissional escolhido. 

Arremesso do buquê: 
Seja ao som de Gretchen, Beyoncé, ou qualquer outra grande diva inspiradora, a música deve ser animada para as solteiras se prepararem. Como é um momento descontraído, os próprios noivos podem pegar o microfone para convocarem todos à participarem da tradição.
Assim, é só juntar as solteiras em um ponto, jogar o buquê e deixar que elas resolvam quem será a próxima! 

Essa programação pode ser modificada, claro! É apenas uma sugestão, seguindo o tradicional, para que não falte nenhum detalhe! E sua cerimonialista saberá te aconselhar melhor sobre qual ordem seguir e se será necessário modificar algo. 

Mas lembre-se, há momentos para tudo: para a melodia lenta, para a emoção e para o êxtase! Basta equilibrar todos esses momentos!