Imagem capa - Como organizar os “chás” pré-casamento por Nikollas Campos
MadrinhaNoivoNoivaMomentos

Como organizar os “chás” pré-casamento

Os eventos que antecedem o grande dia do casamento são uma excelente desculpa para reunir os amigos e aliviar um pouco a tensão e ansiedade dos preparativos. E o mais importante é pensar nesse momento, como um momento agradável e como uma chance a mais de celebração de um dos passos mais importante da vida do casal, que está prestes a começar.

O evento geralmente costuma ser organizado pelas madrinhas e pessoas mais íntimas da noiva, com pouco tempo antes do casamento. Mas para evitar frustrações, a própria noiva pode também organizá-lo, desde que uma outra pessoa fique responsável por criar as brincadeiras que serão realizadas no dia. 

Dessa forma, alguns detalhes precisam ser avaliados, confira essa lista com os 5 passos principais a serem definidos antes de realizar o evento pré-casamento:


Definir qual “chá”:

O tradicional chá de Panela ganhou diversas versões. E o primeiro passo para realizar um evento desses, é escolher qual vertente seguir. 

Conheça um pouco mais sobre quais são essas opções de eventos que você pode escolher.

Nesse momento, é importante considerar a personalidade do casal para ver qual agradaria mais aos noivos.


Organização: 

A organização do chá deve ser feita por alguém realmente próximo à noiva, por se tratar de um evento que traz a intimidade dela a tona. Por isso, é importante saber o quanto ela se sentirá à vontade em se expor. 

Além disso, essa proximidade será valiosa para que todas as escolhas sejam feitas e pensadas de acordo com o gosto da noiva ou dos noivos. Não é à toa, que a organização desse tipo de evento normalmente é destinada às madrinhas. 

Foi convidada para ser madrinha? Saiba quais são suas funções! 

E vale dividir as tarefas! Com a correria do dia-a-dia, assumir a organização de um evento tão importante sozinha pode ser um peso, além de não ser necessário. Tem muita gente querendo ajudar e se envolver e, nessa altura do campeonato, a noiva estará com a cabeça cheia com os preparativos do casamento.

Se o evento não for uma surpresa para a noiva, ela pode ajudar na lista presentes, indicando lojas e o tamanho das lingeries. Se for uma surpresa, porém, as convidadas terão que arriscar na compra dos presentes e contar com a ajuda do noivo para conferir alguns detalhes.
Geralmente, o Chá de Lingerie é realizado cerca de dois ou um mês antes do casamento. Mas é fundamental levar em consideração os compromissos da noiva e contar com a colaboração de todas as pessoas mais próximas para não correr o risco de a noiva marcar outro compromisso no mesmo dia.


Tema/Decoração:

Nesse momento, é preciso deixar a criatividade fluir na hora de escolher o tema e a decoração. 

Você pode levar em consideração a escolha do “chá” que vai ser realizado, o destino da lua de mel, optar por algo mais romântico, seguir a papelaria e estilo do casamento ou até mesmo escolher um tema diferenciado que seja do agrado dos noivos ou da noiva. 

E aproveite o tema escolhido para montar uma decoração bonita, comidas e bebidas e também nas músicas que estejam nesse contexto definido. 

Além disso, inclua também no convite esse indicativo do tema. Ele pode ser algo simples, enviado por WhatsApp ou e-mail, de forma bem prática (diferentemente do convite do casamento). 

De qualquer forma, busque inspirações, mas crie algo que seja realmente a cara da noiva! 


Lembrancinhas:

Como esse evento é aquele que antecede o evento principal (o casamento), não é necessário gastar muito tempo e nem dinheiro. Por isso, as lembrancinhas, apesar de representarem um cuidado e carinho com os convidados, não são um item indispensável. 

Mas para aquelas madrinhas que querem surpreender a noiva e deixar tudo incrível, ou até mesmo para as noivas que fazem questão, a dica é apostar em coisas úteis que podem ser utilizadas depois. Como por exemplo um chaveiro, uma bebida ou um copo personalizado. 

Mas, se nada disso condiz com seu orçamento, com seu tema ou com seu tempo, você pode apostar em guloseimas, como cupcakes, mini bolos, brownie, pão de mel, etc. Que também são ótimos para decorar e deliciosos. 

Inspire-se com o cartão que eu criei no Pinterest especificamente para as lembrancinhas: https://br.pinterest.com/nikollascampos/lembrancinhas/


Brincadeiras:

Uma das partes mais esperadas dos “chás” são as brincadeiras.  Mesmo que os chás sejam organizados pela noiva, deve ter sempre alguém próximo que comandará as brincadeiras.

Existem diversos tipos de brincadeiras que podem ser realizadas, algumas mais simples como as que se faziam em Chás de Cozinha ou Chá de Bebê e outras mais picantes. No entanto, na hora de fazer essa escolha, deve sempre levar em conta o estilo da noiva e noivo, para respeitarem sua intimidade, assim como os convidados que estarão presentes no momento.

Assim, se ela é uma pessoa que não bebe, você não deve querer obrigá-la a tomar determinadas bebidas como castigo. Se ela é tímida e reservada, não vai se sentir bem em ter que vestir lingeries e/ou falar sobre detalhes do seu relacionamento.

Além disso, na hora de falar de situações do passado, as organizadoras/convidadas devem tomar cuidado para não expor assuntos que a noiva não gostaria que fossem compartilhados com outras pessoas do evento. Bom senso é fundamental!

Outra forma de deixar esse momento descontraído, mas sem constrangimentos é contratar algum especialista ou profissional para animar a festa. Seja para darem dicas, para ensinarem um drink ou qualquer atividade que inclua e interesse os demais convidados. 


De qualquer maneira, o importante é se divertir!